Empréstimos

Crédito com Garantia de Veículo

.

Lucio Silva
06/02/2024 15:42
1 minuto

O crédito com garantia de veículo é um tipo de empréstimo que oferece taxas de juros mais baixas e maior flexibilidade do que outras linhas de crédito, como o crédito pessoal, por exemplo. Nessa modalidade, o seu veículo quitado é utilizado como garantia para o pagamento do empréstimo. Se deseja pegar dinheiro emprestado, esta opção pode ser das mais atraentes. Em geral, quanto menor o risco, menor o juro. Daí que oferecer um bem como garantia, seja a moto, ou carro, entre outros, pode facilitar o empréstimo. 

Vantagens:
Taxas de Juros mais Baixas: a taxa de juros do crédito com garantia de veículo costuma ser menor do que a de outras linhas de crédito, como o cheque especial ou o cartão de crédito. Isso porque o veículo funciona como uma garantia para a instituição financeira, o que reduz o risco de inadimplência.
Maior Limite de Crédito: O valor do empréstimo com garantia de veículo pode chegar a até 90% do valor do veículo, o que significa que você pode ter acesso a um valor maior do que em outras linhas de crédito.
Prazo de Pagamento Flexível: O prazo de pagamento do crédito com garantia de veículo pode ser de até 60 meses, o que permite que você escolha parcelas que cabem no seu orçamento.
Liberação Rápida do Crédito: A liberação do crédito com garantia de veículo costuma ser rápida, o que pode ser útil para quem precisa de dinheiro com urgência.

Importante Considerar:
Juros: apesar de ter taxas de juros mais baixas do que outras linhas de crédito, o crédito com garantia de veículo ainda possui juros. É importante calcular o custo total do empréstimo antes de contratá-lo.
Risco de Perda do Veículo: Em caso de inadimplência, você pode perder o seu veículo. Por isso, é importante ter certeza de que você poderá pagar as parcelas do empréstimo em dia.

O procedimento para contratação costuma ser bem simples. Com a documentação do veículo regularizada, basta procurar a instituição financeira que ofereça a você as melhores condições. Hoje, felizmente, há muita concorrência neste mercado, o que é muito bom para o emprestador. Boa parte das instituições financeiras oferece acesso online a simuladores de crédito, onde você poderá comparar as diferentes propostas. 
Outra vantagem é que você continua usando o carro normalmente. O que ocorre é a chamada alienação fiduciária, ou seja, a transferência de algo em confiança. No caso, da propriedade, enquanto durar o empréstimo, mas o carro continua em suas mãos.
 

fonte da imagem: freepik

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.