Educação Financeira

5 dicas para organizar sua vida financeira

Organize seu orçamento e tenha uma vida mais tranquila

Lucio Silva
25/10/2022 14:49
2 minutos

Para uma vida mais tranquila e cheia de realizações, é muito importante manter o equilíbrio financeiro. Contas bem administradas vão permitir a você, no mínimo, diminuir o estresse naqueles momentos mais difíceis, e ainda aproveitar melhor as boas fases. Desde já, equilíbrio financeiro não significa que você deve controlar, na ponta do lápis, cada cafezinho que toma. E nem que não possa ficar no vermelho em certos momentos. Em uma vida financeira equilibrada deve-se levar em conta o fator tempo, e equilibrar receitas e despesas de forma intertemporal.

Muitas pessoas entendem que é uma tarefa muito árdua organizar as contas e os gastos. Mas há várias dicas que podem tornar essa missão muito mais fácil. Vejamos:

  1. Planejamento

Pois é, planejar é o primeiro passo. Não é incomum encontrar quem cuida suas contas sem qualquer tipo de planejamento, e tudo bem, se os gastos forem menores que as receitas. E se a vida correr tranquila, sem grandes adversidades. Mas se este não é o seu caso, ou se não pretende contar com a sorte, então, planeje-se. Saiba o quanto e como você gasta a sua renda mensal. Procure dividir suas despesas entre as fixas e as variáveis, de modo que conheça melhor suas necessidades e possa pensar nos objetivos que pretende alcançar, escolhendo os gastos que vai fazer.

  1. Defina seus objetivos e metas

É muito importante que você transforme sonhos em objetivos. Os sonhos são aquilo pelo qual nos mobilizamos, o futuro que desejamos ter, uma imagem que nos orienta.  Já os objetivos são mais concretos, são mensuráveis e podem ser divididos em metas. Objetivos têm prazo e avaliação dos recursos que vai precisar para atingi-los. Morar em casa própria é um sonho. Delimitar o tamanho da casa, a localização, em quanto tempo pretende financiá-la e como vai pagar, a transformam em um objetivo.

  1. Evite gastos desnecessários e tenha uma reserva

Conhecendo seu orçamento e seus objetivos fica mais fácil destinar seu dinheiro para o lugar certo. E nessa hora é preciso ter disciplina. Por exemplo, sempre que possível, procure pagar à vista, com isso você foge dos juros. Nas compras maiores, pechinche e compare preços em diferentes lojas, assim é possível escapar do gasto por impulso. Se precisar tomar emprestado, escolha as opções de crédito com juros menores, normalmente, aquelas que exigem garantias. Finalmente, é sempre importante ter uma reserva de emergência. Como o nome diz, é uma quantia reservada para quando a vida nos colocar diante de uma oportunidade, ou diante de uma dificuldade que exija gastos extras. Nos dois casos, esse dinheiro será fundamental.

  1. É hora de juntar para investir

Agora que já está com as contas reorganizadas, comece a juntar dinheiro para atingir seus objetivos. Alguns passos simples podem te ajudar. Primeiro, saiba o quanto vai precisar e em quanto tempo pretende juntar esse dinheiro. Segundo, a cada mês você irá reservar uma parte da renda em uma conta que receberá o nome do que pretende realizar, por exemplo, “reserva para o fim de ano”, “para a casa própria” e assim sucessivamente. Se possível, separe o dinheiro no início do mês.

  1. Um pouco de investimentos

A melhor forma de juntar o dinheiro em um investimento vai depender do quanto precisa, do valor que consegue dispor mensalmente, e do prazo que terá até resgatar o saldo acumulado. O mercado financeiro oferece uma variedade imensa de produtos e serviços que se ajustam às suas necessidades e perfil de risco. Nesta hora, um consultor pode te ajudar a escolher a opção mais rentável. E se quiser conhecer alguns conceitos básicos, clique aqui

 

Fonte da imagem

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.