Grupo Euro17

Como a Euro17 Crédito consegue ter um baixo nível de inadimplência

Com estratégias divididas entre tecnologia e atendimento humanizado, o Grupo Euro17 tem conquistado feedback positivo dos clientes

Luciano Vanderley
23/01/2024 15:59
2 min

A gestão de cobranças desempenha um papel fundamental para saúde financeira de qualquer empresa e o Grupo Euro17 vem utilizando com sucesso uma abordagem que coloca muita tecnologia, mas sem abrir mão do atendimento humanizado.

Essa estratégia tem trazido resultados muito relevantes, levando a um baixo nível de inadimplência e conquistando feedbacks positivos quanto à satisfação dos clientes.

Todo esse processo passa por várias fases de avaliação até a aprovação, e é feito de forma meticulosa, respeitando regras que podem fazer toda a diferença a médio e longo prazo na mitigação de riscos.

“Quando as informações chegam até o nosso setor, nós utilizamos duas ferramentas essenciais para a nossa estratégia: a régua de cobrança, que na prática é uma sequência estruturada de ações, que vão desde lembretes amigáveis até ações legais para a recuperação de dívidas, e o Colletion Score, que avalia o risco associado a cada cliente usando dados financeiros para prever a probabilidade de inadimplência”, disse Giseli Santos, diretora de Crédito e Cobrança do Grupo Euro17.

O departamento também utiliza software, tanto de terceiros, quanto proprietário, especialmente desenvolvido para lidar com as características dos clientes do Grupo Euro17.

“No contexto tecnológico, nós gerenciamos o ciclo de crédito, incluindo prospecção, concessão, acompanhamento e recuperação por meio da utilização de um CRM, um ERP e mais 4 tipos de serviços de proteção. Além disso, empregamos um motor de crédito que faz uso de mais de 200 variáveis estatísticas para nos apoiar no processo decisório”, disse o cientista de dados, André Santini.

Além da tecnologia, a prática da gestão de cobranças mostra que a introdução de um relacionamento humanizado tem ajudado a construir uma relação de longo prazo, facilitando não só a resolução de questões financeiras, mas também contribuindo para a construção de um relacionamento sólido e confiável entre a empresa e seus clientes.

“Como que eu reduzo o meu indicador de inadimplência? Nós temos uma maneira dinâmica de lidar com o cliente. Às vezes a data de vencimento não está em um dia adequado, às vezes o cliente perdeu o emprego e precisamos renegociar a dívida. Então, nós temos um conjunto de ações que podem fazer ajustes nesse ciclo de cobrança”, acrescentou o superintendente, Eduardo Lessa.

O que chama a atenção no trabalho do departamento é o alinhamento com os valores empresariais do Grupo Euro17, além da união de eficiência, apoiada em tecnologia, com uma abordagem humanizada, o que tem gerado resultados como uma maior efetividade na recuperação de dívidas, a preservação do relacionamento por meio de uma abordagem humanizada, e ao fim, feedbacks positivos dos clientes.

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