Educação Financeira

Como a renda fixa prefixada pode ajudar a preservar a rentabilidade de seus investimentos?

Conheça alternativas de investimento que protegem seu capital

Lucio Silva
29/02/2024 14:14
1 minuto

Renda fixa: são aqueles investimentos em que o cálculo da remuneração é conhecido a priori. Ou seja, a remuneração é dada por uma fórmula específica, e desde o início da aplicação você conhece o prazo, a forma de pagamento, em alguns casos, a taxa de juros. Na prática, é como um empréstimo, seja para um banco, uma empresa ou para o Tesouro Nacional. Você adquire títulos que serão resgatados depois de certo prazo de vencimento, ou serão revendidos no mercado secundário. São três as principais modalidades.

Prefixados: como o nome indica, a taxa de juros é definida no início da aplicação. O investimento em títulos prefixados é mais interessante quando a perspectiva é de redução das taxas de juros da economia, pois o investidor mantém um retorno mais alto, caso a perspectiva se concretize. Como o rendimento é conhecido, diminuem as incertezas, favorecendo o investidor de perfil mais conservador.

Pós-fixados: aqui a taxa de juros é formada posteriormente, conforme o movimento dos juros da economia. Assim, é mais indicado quando a perspectiva é de aumento dos juros, pois neste caso, o aplicador verá seus rendimentos aumentarem caso esteja correto em suas expectativas. A indexação aos juros também protege o investidor da inflação, já que os juros sobem quando o cenário é de aumento dos preços.

Híbridos: a remuneração equivale à taxa de inflação somada a uma determinada taxa de juros. Ou seja, tem uma parcela variável, que acompanha a inflação, e deste modo protege o investidor da elevação de preços, e outra fixa, conforme a taxa de juros prefixada.

A renda prefixada é uma ferramenta valiosa para preservar a rentabilidade dos investimentos em cenários de incerteza. Em primeiro lugar, a estabilidade proporcionada protege o capital investido. O investidor tem a garantia de que receberá uma determinada taxa de juros ao longo do período estabelecido, o que reduz significativamente o risco de perdas financeiras causadas por oscilações no mercado.

A taxa prefixada pode ser uma estratégia eficaz para diversificar a carteira de investimentos. Mesmo que o investidor tenha a maior parte de seus recursos alocados em ativos de maior risco, como ações ou fundos de investimento, destinar uma parte do capital para investimentos em renda fixa pode proporcionar uma proteção adicional contra as flutuações do mercado, garantindo uma certa previsibilidade nos retornos.

Outro benefício importante da renda é a possibilidade de planejar com maior precisão os fluxos de caixa futuros, já que a taxa de retorno é conhecida, facilitando o planejamento financeiro pessoal ou empresarial e permitindo tomar decisões mais informadas em relação aos gastos e investimentos futuros.

Além disso, em períodos de queda das taxas de juros, a renda prefixada pode se tornar ainda mais atrativa, uma vez que os investimentos realizados anteriormente podem apresentar rendimentos superiores aos disponíveis no mercado no momento. Isso proporciona uma vantagem competitiva em relação a outras modalidades de investimento e contribui para preservar a rentabilidade da carteira em meio a um cenário de taxas em declínio.
 

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.