Economia

Conheça a atuação dos correspondentes bancários

Em muitos municípios brasileiros, os correspondentes bancários são a única instituição financeira com ponto físico para o atendimento a clientes

Lucio Silva
13/07/2022 10:16
1 minuto

Correspondente bancário é uma empresa contratada por bancos e outras instituições financeiras para prestar serviços de atendimento aos seus clientes. Ou seja, o correspondente faz o meio de campo entre os clientes e os bancos. Com isso, os serviços financeiros são levados a mais lugares, mesmo onde não há agências bancárias, por exemplo. Além disso, os correspondentes facilitam e agilizam processos de atendimento. Por exemplo, quando uma lotérica recolhe documentos e faz a abertura de uma conta corrente em um banco qualquer, está cumprindo o papel de correspondente bancário. Muitos outros serviços podem ser encontrados nessas empresas, como diferentes modalidades de empréstimos e financiamentos, seguros e até operações de câmbio. 

Correspondentes bancários ampliam a oferta de serviços financeiros 

Conforme aponta o Relatório de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, todos os municípios brasileiros têm ao menos um ponto fixo de atendimento de serviços financeiros. Em boa medida, isso se deve à atuação dos correspondentes bancários, que aumentaram seus pontos de atendimento em mais de 20 mil desde 2018. Em muitos municípios, esse tipo de serviço é prestado exclusivamente por correspondentes bancários.  

Vale notar, o contexto de digitalização dos bancos, ou seja, a mudança dos bancos dos pontos fixos (agências) para a internet. Como boa parte dos atendimentos passou a ser oferecida online, via aplicativos de celulares ou nos sítios eletrônicos, agências bancárias foram fechadas em muitos locais. Coube aos correspondentes bancários ocupar o espaço deixado, inclusive ampliando a gama de serviços à disposição da população. 

O mesmo relatório do Banco Central indica que diminuiu o nível de concentração econômica do setor financeiro. Isto é, aumentou a competição entre as empresas. E a concorrência, como sabemos, é fundamental para a diminuição dos juros e para oferecer um melhor atendimento aos consumidores. Os correspondentes têm sua parcela de contribuição para o aumento da competição. 

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.