Educação Financeira

O que é margem consignável?

A margem é para a sua proteção

Lucio Silva
02/05/2023 11:41
1 minuto

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do cliente. Isso significa que a instituição financeira que concedeu o crédito tem uma garantia de que receberá o dinheiro emprestado de volta, o que torna essa opção mais segura e, consequentemente, com juros mais baixos do que outras modalidades de crédito.

A margem do crédito consignado é o limite máximo de comprometimento da renda do cliente com o pagamento das parcelas do empréstimo. Em outras palavras, é a porcentagem do salário ou benefício previdenciário que pode ser comprometido com as parcelas do empréstimo. Essa margem é definida por lei e pode variar de acordo com a modalidade de crédito e o tipo de vínculo empregatício do cliente.

Atualmente, a margem máxima para o crédito consignado é de 35% da renda líquida do cliente. Desse total, no máximo 30% podem ser destinados ao pagamento de empréstimos consignados e 5% para despesas com cartão de crédito consignado. Vale ressaltar que esses limites são definidos por lei e podem ser alterados pelo governo.

É importante ressaltar que a margem do crédito consignado serve como uma proteção ao cliente, evitando que ele se endivide além do que pode pagar e comprometa seu orçamento mensal. Por isso, é fundamental que o cliente sempre verifique sua margem disponível antes de contratar um novo empréstimo consignado ou utilizar o cartão de crédito consignado.

Além disso, o crédito consignado é uma ferramenta para o acesso ao crédito com juros mais baixos. No entanto, sempre é preciso tomar cuidado e ter um bom planejamento financeiro para não se endividar excessivamente e comprometer excessivamente seu orçamento.

 

Fonte da imagem

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.