Economia

Otimismo ou pessimismo com a economia: a importância das expectativas

Profecias autorrealizáveis e o desempenho da economia

Lucio Silva
04/04/2023 09:55
2 minutos

As expectativas desempenham um papel fundamental na economia moderna, tanto do ponto de vista macro quanto microeconômico. Elas se referem às previsões feitas pelos agentes econômicos sobre o que pode acontecer no futuro, seja em relação aos preços, às taxas de juros, às políticas governamentais ou às condições econômicas em geral.

As expectativas afetam a economia de várias maneiras. Primeiro, elas podem influenciar o comportamento dos consumidores e das empresas. Por exemplo, se os consumidores esperam que os preços vão aumentar no futuro, eles podem ser incentivados a comprar mais agora para evitar pagar mais caro depois. Da mesma forma, as empresas podem decidir aumentar a produção se esperam que a demanda por seus produtos vá aumentar no futuro.

As expectativas também têm um impacto significativo sobre os mercados financeiros. Quando os investidores esperam que os preços das ações ou dos títulos vão subir, eles podem estar dispostos a pagar mais por esses ativos, elevando seus preços. Da mesma forma, se os investidores esperam que as taxas de juros vão aumentar, eles podem estar dispostos a vender seus títulos existentes antes que percam valor.

Além disso, as expectativas são um fator importante para a política monetária e fiscal. Os bancos centrais, por exemplo, muitas vezes baseiam suas decisões de política monetária em grande parte nas expectativas dos agentes econômicos em relação à inflação e ao crescimento econômico. Se os investidores esperam que a inflação vá aumentar no futuro, o banco central pode decidir elevar as taxas de juros para controlar a inflação.

Por fim, as expectativas podem ser um fator importante na determinação do comportamento dos agentes econômicos em relação a eventos imprevistos, como crises econômicas ou desastres naturais. Se os agentes econômicos esperam que uma crise econômica esteja chegando, eles podem começar a se preparar para o pior, reduzindo seus gastos e investimentos. Isso pode agravar a crise e torná-la mais severa.

Assim, o otimismo ou o  pessimismo econômico podem dar origem às chamadas profecias autorrealizáveis. Isto é, quando uma expectativa ou previsão se torna realidade porque os indivíduos agem de maneira a torná-la realidade. Isso acontece porque as expectativas dos indivíduos influenciam seu comportamento, e esse comportamento pode afetar os resultados econômicos. Por exemplo, se os consumidores esperam que a economia vá piorar, eles podem começar a reduzir seus gastos, o que pode levar a uma queda na demanda e a uma redução na atividade econômica. Isso, por sua vez, pode fazer com que a previsão original de uma economia em declínio se torne realidade. As profecias autorrealizáveis podem ser prejudiciais para a economia, pois podem levar a ciclos de baixa auto-sustentáveis. É por isso que é importante para os formuladores de políticas econômicas tentar influenciar as expectativas dos indivíduos, a fim de evitar que as profecias autorrealizáveis prejudiquem a economia.

 

Fonte da imagem

 

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.