Economia

Para onde vai a economia em 2022?

As perspectivas para o ano que começa e o que favorece ou é empecilho para o crescimento econômico.

Marcelo Batista
31/01/2022 11:57
2 minutos

Se confirmadas as expectativas do mercado financeiro, em 2022 a economia brasileira vai andar de lado. O boletim Focus do Banco Central aponta para um crescimento tímido do PIB, de apenas 0,3%, mesmo com o quadro sanitário mais estável. Os fatores que justificam o cenário nem tão otimista são outros.  

Quem joga areia? 

A inflação será menor que em 2021, mas ainda retira poder de compra do consumidor. A expectativa do mercado é de que o IPCA alcance 5%. E mais, as famílias começam o ano com elevado grau de endividamento, o maior da série histórica do Banco Central. E tem a subida dos juros básicos da economia (taxa Selic), para segurar a inflação, mas que encarece o crédito e segura também o consumo e o investimento. 
 
Quem puxa a economia em 2022? 

O pagamento do Auxílio Brasil e o recuo do desemprego são estímulos para o consumo das famílias, que representa dois terços do PIB. Além disso, com a aprovação da PEC dos precatórios, o governo federal criou algum espaço para aumentar os gastos. 
Ainda assim, o impulso fiscal esse ano deve ser pequeno. O setor externo vai bem, obrigado. Exportações e saldo comercial em alta. E finalmente, os estados deverão ampliar o nível de investimentos, como já fizeram no ano passado. 

Então, para onde vai a economia? 

Tudo somado, falta confiança ao consumidor para ir às compras; falta ao empresário confiança para investir. O PIB fica na mesma, com crescimento modesto. Algum setor poderá surpreender? Bom, com o quadro monetário mais estável e o menor desemprego, a recuperação dos serviços, que não veio no ano passado, poderá vir em 2022. 

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.