Educação Financeira

Precisa de dicas para organizar sua vida financeira?

Conheça alguns hábitos para uma vida financeira mais saudável

Lucio Silva
04/10/2022 17:20
2 minutos

 

Na vida, todos estamos sujeitos a enfrentar situações indesejadas. No âmbito financeiro, estas situações dizem respeito, por exemplo, a uma demissão, um gasto inesperado, ou até a algum descontrole das contas por mero descuido ou desconhecimento. E estas situações são tão certas de nos atingirem, quanto imprevisíveis sobre quando nos alcançarão, por isso é muito importante ter planejamento do seu orçamento.

Com planejamento você consegue identificar as despesas mais importantes, evitar gastos desnecessários, guardar algum dinheiro para os momentos mais difíceis e, quem sabe, até sobre um pouco para investir e construir um patrimônio. Mas como fazer isso? Aí vão algumas dicas:

  1. Disciplina

A palavra de ordem para quem quer por as contas em dia e ainda preparar-se para o futuro é “disciplina”. Primeiro, organize suas contas. Uma boa ideia é separar seus gastos entre os gastos fixos, que se repetem habitualmente, e os gastos variáveis, que, ao contrário, ocorrem sem regularidade. Depois identifique os tipos de gastos segundo sua importância. Aqueles que são fundamentais e os que são supérfluos.

A disciplina entra na organização e, principalmente, na hora de reduzir os gastos menos importantes para atender a outros objetivos. Evitar as compras por impulso e planejar um pouco mais os gastos maiores é um bom caminho a seguir. Algo que pode lhe ajudar é visitar mais de uma loja antes de comprar, com isso, além de comparar os preços, você ganha tempo para refletir, fugir às tentações das promoções e apelo das propagandas, isso diminuirá a compra por impulso.

  1. Saiba onde quer chegar

É imperativo que você conheça seus objetivos. Para fazer isso, estabeleça suas metas de curto, médio ou longo-prazo. Tente calcular, mesmo que apenas aproximadamente, o quanto será necessário para realizar cada meta. E o quanto precisaria ganhar a mais, ou poupar daquilo que ganha atualmente.

Desenvolva bons hábitos com seu dinheiro. Por exemplo: quando for ao mercado, leve uma lista de compras já escrita. Se possível, separe o dinheiro da poupança no início do mês. Prefira pagar à vista a parcelar o pagamento. Dar nomes ao dinheiro guardado é sempre útil para a mobilização, por exemplo, poupança para a reforma, para a viagem, ou simplesmente, para botar as contas em dia.

  1.  Resolva suas dívidas

Os juros no Brasil costumam ser bastante altos, então, pense duas vezes antes de tomar emprestado. E quando o fizer, mantenha seus pagamentos em dia. Mas se a dívida já está feita, procure diminuir seu custo, troque as modalidades de crédito com juros mais altos, como o cartão de crédito ou rotativo do banco, por opções com juros menores, como o consignado ou a antecipação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Se o nome estiver negativado, procure o credor e tente renegociar. Uma alternativa bem interessante são os feirões de renegociação. Hoje em dia, acontecem até mesmo online, através de plataformas como aquelas dos birôs de crédito do tipo Serasa.

Finalmente, é sempre importante ter uma reserva de emergência. Como o nome diz, é uma quantia reservada para quando a vida nos colocar diante de uma oportunidade, ou diante de uma dificuldade que exija gastos extras. Nos dois casos, esse dinheiro será fundamental. Cumpriu todas as etapas. Agora começa um novo aprendizado: “como investir melhor o seu dinheiro”.

 

 

Fonte da imagem: <a href="https://www.freepik.com/free-photo/closeup-accountant-hands-counting-calculator_1121888.htm#query=money&position=27&from_view=search&track=sph">Image by katemangostar</a> on Freepik

 

 

 

 

 

 

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.