Economia

Saiba o que é o PIB, e qual a importância do PIB para a sua vida.

O Produto Interno Bruto é a riqueza produzida na economia do país durante um ano.

Lucio Silva
20/09/2022 14:38
2 minutos

Como medir a atividade de uma economia? Ora, para isso é preciso medir a quantidade de bens e serviços produzida em um certo período. Essa medida é justamente o Produto Interno Bruto da economia, ou simplesmente o PIB.

O PIB soma o valor de todos os bens e serviços produzidos em uma região em dado período, normalmente, de um ano. É claro, devem ser descontados aqueles bens que serão transformados em outros bens, por exemplo, o valor da farinha já está contido no preço dos pães, então, só é necessário computar o valor dos pães.

O crescimento econômico é medido pelo crescimento do PIB, portanto, da quantidade de bens e serviços. Ocorre que o crescimento tem uma série de impactos sobre nossas vidas. Por exemplo, quando a produção aumenta, mais trabalhadores costumam ser contratados, diminuindo o desemprego e gerando renda. As empresas vendem mais, aumentando seus lucros. A arrecadação do governo aumenta e mais investimentos públicos podem ser feitos. E afinal, aumenta o conforto material e com isso, a confiança da população em um futuro melhor.

 

Mas como é calculado o PIB?

Há pelo menos três maneiras diferentes para se calcular o produto de uma economia. Para entender isso, vamos partir de um fato elementar: toda compra é também uma venda. O que é despesa para o comprador, é receita para o vendedor. Dessa receita, serão pagas rendas da economia, o lucro dos produtores, os salários dos funcionários, os juros do capital investido, e outras rendas. Daí que se pode medir o PIB pelo lado da renda, ou seja, a somatória de salários, lucros, juros, aluguéis.

As rendas serão destinadas ao consumo ou ao investimento. Assim, outro modo de se medir o produto é através do destino dado às rendas, as despesas, quais sejam: o consumo das famílias, o consumo do governo, o consumo das empresas (investimento) e o consumo do setor externo, isto é, o saldo entre a exportações e as importações de bens e serviços.

A terceira forma de se medir o PIB é pela soma do valor que cada empresa ou setor adiciona ao produto. Ou seja, do valor das vendas, desconta-se o quanto foi gasto como insumo, ou seja, como matéria-prima ou outros elementos transformados durante a etapa de produção. O valor restante é o quanto foi adicionado pela empresa à economia.

  

PIB brasileiro

No Brasil, o PIB alcançou R$ 8,7 trilhões de reais no ano de 2021. Como o Brasil é um país populoso, o PIB brasileiro está entre os maiores do mundo. No entanto, quando se considera o PIB per capita, ou seja, o PIB dividido pelo número de pessoas residentes no país, tem-se um quadro diferente. O PIB per capita é de pouco mais de R$ 35 mil reais por ano; que nos deixa na septuagésima sétima posição entre as nações, um país em desenvolvimento.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o orgão responsável pelo cálculo do PIB brasileiro. Outros aspectos importantes a considerar são: i) o PIB diz respeito ao que foi produzido dentro das fronteiras do país, independetemente de pertencer a uma empresa nacional ou estrangeira. Deste modo, inclui a produção das multinacionais estrangeiras em nosso território, mas exclui a produção no exterior de nossas próprias multinacionais.

Outro aspecto interessante é composição do PIB. Cerca de dois terços referem-se ao consumo das famílias, menos de 20% é o investimento, e o restante divide-se entre o governo e o setor externo. Neste último ano e primeiro semestre de 2022, o crescimento do PIB foi suficiente para recuperar o nível de produto registrado antes da pandemia de covid-19. E como fazer para aumentar ainda mais o PIB? Do ponto de vista da demanda, uma forma é estimular o consumo, outra, a mais indicada, é aumentar o nível de investimento da economia. Considerando o lado de quem produz, é fundamental aumentar a produtividade, isto é, o quanto se é capaz de produzir com os recursos que se dispõe, e para isso, é importante melhorar a tecnologia e a qualificação dos trabalhadores.

Ótimo, agora você já sabe o que é, como calcular e de quanto é o PIB brasileiro. Quer saber mais sobre economia? Navegue em nosso blog!!!

 

 

 

 

Fonte da imagem: <a href="https://www.freepik.com/free-photo/woman-shopping-vegetables-supermarket_9658772.htm#query=market&position=2&from_view=search">Image by prostooleh</a> on Freepik

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.