Educação Financeira

Você sabe como consultar sua restituição do imposto de renda?

Passo a passo para consultar sua restituição

Lucio Silva
13/06/2023 09:26
1 minuto

Consultar a restituição do Imposto de Renda é um processo relativamente simples. Para acompanhar o status e verificar quando você receberá sua restituição, siga as etapas a seguir:

1. Acesse o site da Receita Federal: Visite o site oficial da Receita Federal do Brasil (www.gov.br/receitafederal) e procure pela opção de consulta à restituição do Imposto de Renda.

2. Acesse a área de serviços: Dentro do site da Receita Federal, procure pela área de serviços relacionados ao Imposto de Renda. Geralmente, você pode encontrar essa seção no menu "Serviços" ou "Consulta Restituição".

3. Informe seus dados: Na página de consulta, você precisará fornecer algumas informações pessoais para acessar as informações da sua declaração de Imposto de Renda. Geralmente, são solicitados o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a data de nascimento.

4. Digite o código de segurança: Para garantir a segurança do acesso, é comum que seja solicitado o preenchimento de um código de segurança, conhecido como "captcha". Digite as letras e números exibidos na imagem fornecida.

5. Acesse o portal e verifique o status: Após fornecer os dados e digitar o código de segurança corretamente, você será redirecionado para o portal de consulta da Receita Federal. Nessa página, você poderá visualizar informações sobre o processamento da sua declaração de Imposto de Renda, incluindo o status da restituição.

6. Verifique a data de pagamento: Caso a sua restituição tenha sido processada e aprovada, você encontrará informações sobre a data de pagamento ou o cronograma de restituições. Esse calendário é divulgado pela Receita Federal e indica quando cada lote de restituição será liberado para depósito na conta bancária informada na declaração.

 

É importante lembrar que a restituição do Imposto de Renda é liberada em lotes, ao longo do ano, de acordo com critérios estabelecidos pela Receita Federal. Se você não encontrar informações sobre sua restituição ou se houver algum problema, é recomendável entrar em contato com a Receita Federal através do telefone 146 ou buscar auxílio em um posto de atendimento da Receita mais próximo.

Espero que essas orientações sejam úteis e que você consiga consultar sua restituição do Imposto de Renda com sucesso!

 

Fonte da imagem

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.