Educação Financeira

Você sabe como lançar o consórcio na sua declaração de renda?

As cotas em um consórcio devem ser lançadas na sua declaração do imposto de renda.

Lucio Silva
07/02/2023 14:29
1 minuto

Você sabe como lançar o consórcio na sua declaração de renda?

 

Todo início de ano é a mesma história: juntar documentos e preparar a declaração do imposto de renda (IR). Como o nome indica, trata-se de um imposto cuja alíquota recai sobre os ganhos registrados dos contribuintes. Isso inclui, por exemplo, os salários e o ganho de capital na venda de imóveis. Na declaração do IR, o contribuinte também deve inserir o conjunto de seus bens e direitos.

E é nesta hora que a dúvida aparece: como lançar o consórcio na declaração de renda? Neste post você vai encontrar a resposta para esta pergunta e ainda outras informações relevantes para que sua declaração seja feita com tranquilidade.

Fique atento às datas. O prazo para a entrega das declarações costuma ser entre o início de março e o último dia do mês de abril. No entanto, essa data pode ser flexibilizada, como aconteceu nos últimos anos, em função da pandemia de Covid-19.

Bastante conhecido no mercado de automóveis, o consórcio é uma modalidade de crédito cada vez mais utilizada para a aquisição de imóveis. Neste tipo de crédito, as pessoas se reúnem de modo que cada uma paga uma parcela do valor do bem. Com certa periodicidade, frequentemente mensal, o valor arrecadado de todos os participantes é sorteado, como uma carta de crédito, para que um ou mais deles adquira o imóvel. Os participantes também podem antecipar o pagamento das parcelas, como em um leilão, o maior lance leva a carta de crédito.

A vantagem dessa modalidade de crédito é que não há o pagamento de juros à instituição financeira. No entanto, são cobradas taxas de administração, seguros ou fundos de reserva. Os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço também podem ser usados no consórcio imobiliário.

E quanto à declaração? Sim, o consórcio deve ser declarado no IR, e isso é importante para explicar para Receita Federal a origem do seu dinheiro e patrimônio, principalmente, se você for contemplado. Por isso, lembre-se de guardar comprovantes de pagamento e outros documentos do consórcio.

Considere o seguinte passo a passo:

1 - Baixe o programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal.

2 - Preencha o formulário completo com as informações pessoais e financeiras solicitadas.

3 - Na aba "Bens e Direitos", selecione "Outros bens e direitos".

4 - Inclua o valor total de participação no consórcio como "Outros bens".

5 - Forneça todas as informações solicitadas sobre o consórcio, como o nome da empresa administradora e o número do contrato.

6 – Ao final, salve e envie a declaração de Imposto de Renda e aguarde a confirmação da Receita Federal.

Observe que, a declaração é diferente se você for ou não contemplado. No primeiro caso, você deve informar, na aba “Bens e Direitos”, a quantidade de cotas contempladas para a compra do bem. E se a premiação decorreu de lance, mostrando seu valor, ou sorteio. Em uma nova ficha, na mesma aba, o bem adquirido deve ser declarado.

Para as cotas não contempladas, deve-se usar o código 95 – Consórcio não contemplado, discriminando as informações do consórcio vide o ano de adesão. A soma das parcelas pagas ao longo do ano deve ser lançada no campo “situação em 31/12/2022”. A razão social e CNPJ da administradora, o tipo de bem, e o número de parcelas quitadas e parcelas em aberto também devem constar.

Fonte da imagem

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.