Empréstimos

Você sabe o que é a “portabilidade com troco” do crédito consignado?

Com a queda nos juros, a portabilidade com troco ganha novos adeptos

Lucio Silva
21/11/2023 10:49
2 minutos

A portabilidade com troco é um serviço oferecido por instituições financeiras, como bancos e fintechs, que permite aos clientes transferirem suas operações de crédito de uma instituição para outra, mantendo o saldo devedor e, em alguns casos, recebendo um valor em dinheiro de volta, conhecido como "troco". Essa prática visa proporcionar aos consumidores a possibilidade de obter condições mais vantajosas em seus contratos de financiamento, como taxas de juros mais baixas, prazos mais longos ou outras condições mais favoráveis.

No contexto de empréstimos ou financiamentos, a portabilidade com troco funciona da seguinte maneira: um cliente que possui um empréstimo em uma instituição financeira decide transferir esse empréstimo para outra instituição que oferece condições mais atrativas. A instituição receptora quita o saldo devedor na instituição de origem e transfere o valor do empréstimo para sua própria conta. Se a diferença entre o saldo devedor e o valor transferido for positiva, ou seja, se houver um excedente de recursos, esse valor é devolvido ao cliente como "troco".

Esse tipo de serviço tem se tornado mais comum em alguns mercados financeiros, estimulando a concorrência entre as instituições e proporcionando aos consumidores a oportunidade de buscar melhores condições para suas operações de crédito. A portabilidade com troco pode representar uma alternativa interessante para quem busca otimizar seus custos financeiros, aproveitando as condições mais vantajosas oferecidas por outras instituições no mercado. No entanto, é importante que os clientes estejam atentos às condições e custos associados a esse tipo de transação, garantindo que a mudança realmente traga benefícios financeiros.

Fonte da imagem

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.