Educação Financeira

Você sabe o que é o crédito rotativo?

Conheça alternativas para evitar o rotativo do cartão de crédito

Lucio Silva
15/08/2023 12:56
1 minuto

O crédito rotativo do cartão de crédito é uma opção que permite aos titulares de cartões fazerem pagamentos parciais ou mínimos em suas faturas mensais. Quando você não paga o valor total da fatura até a data de vencimento, o valor restante é automaticamente transferido para o crédito rotativo. No entanto, essa comodidade vem com um custo: altas taxas de juros são aplicadas sobre o saldo remanescente, o que pode levar a um ciclo de endividamento se não for gerenciado adequadamente. Segundo dados do Banco Central do Brasil, os juros do crédito rotativo do cartão podem atingir 440% ao ano.

É aconselhável evitar o uso do crédito rotativo, priorizando o pagamento integral da fatura para evitar encargos financeiros excessivos e dívidas acumuladas. Em vez disso, você deve considerar outras opções de financiamento com taxas de juros mais baixas.

Para diminuir as taxas de juros da economia, o governo e o Banco Central buscam uma nova regulação para este tipo de crédito. Até aqui, há mais ruído do que uma proposta bem definida; que virá, a partir da negociação com os setores mais interessados: o sistema financeiro e o comércio varejista.

E você, que precisa de crédito? Neste caso, considere, por exemplo, o empréstimo pessoal, caso necessite de crédito por um período prolongado. O crédito pessoal é uma forma de empréstimo oferecida por bancos, instituições financeiras e cooperativas de crédito para indivíduos que precisam de dinheiro para diversas finalidades. Diferentemente de outros tipos de empréstimos que têm finalidades específicas, como financiamento de imóveis ou veículos, o crédito pessoal é mais flexível e pode ser utilizado para qualquer necessidade, como emergências médicas, viagens, educação ou compras inesperadas.

Uma das vantagens do crédito pessoal é a rapidez com que o dinheiro é disponibilizado, muitas vezes em questão de dias após a aprovação do empréstimo. Além disso, os critérios de aprovação tendem a ser mais acessíveis em comparação com outros tipos de empréstimos, uma vez que não é necessário fornecer garantias específicas, como um imóvel ou um veículo, para obter o financiamento.

Fonte da imagem

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.