Empréstimos

Você sabia que pode fazer um empréstimo mesmo se estiver negativado?

Descubras as opções de crédito para quem está com o nome sujo

Lucio Silva
24/08/2022 11:55
3 minutos

Se você precisa de um empréstimo, mas está negativado, saiba que há várias opções de crédito disponíveis no mercado, mesmo que esteja com o nome sujo. E com alguns cuidados é possível evitar que você pague juros excessivamente altos. Vejamos:

Em uma situação como essa, é de se esperar certa pressa de quem está pedindo emprestado. O problema é que a impaciência pode custar caro. Diante da sua fragilidade, pode vir a oferta de dinheiro com juros muito altos, ou prazos inadequados para suas necessidades. Então, mantenha a cabeça fria e avalie com cuidado as diferentes opções de crédito.

Então, vamos lá. Seu nome fica sujo, ou negativado, quando você está inadimplente, ou seja, quando tem uma conta em aberto, que não foi paga, uma dívida em atraso. Neste caso, seu nome é levado aos birôs de crédito passa a sofrer restrições. Mas você não está sozinho, atualmente, há mais de 60 milhões de consumidores com o nome negativado no Brasil, segundo a Serasa Experian.

E nesta situação é preciso redobrar a atenção na hora de fazer um novo empréstimo. Algumas instituições podem entender que o risco de inadimplência é alto e que por isso, os juros cobrados devem ser também mais altos. No entanto, juros muito altos vão dificultar que sua vida financeira seja colocada em ordem. Então, fazer um novo empréstimo exigirá ainda mais planejamento.

O ideal é que procure as modalidades de crédito com juros menores, em geral, aquelas que oferecem garantias. Mas atenção! Planeje-se corretamente para não comprometer demais sua renda mensal ou perder o bem que deu em garantia. Reflita sobre o que te levou a uma situação indesejada, por vezes é perda de uma fonte de renda, ou um gasto inesperadamente elevado. Outras vezes é só um descontrole passageiro das finanças pessoais. Em todos os casos, você vai precisar de disciplina para sair dessa situação.

Aliás, antes do empréstimo, procure renegociar suas dívidas, hoje há plataformas digitais que facilitam esse processo e você pode um conseguir um bom desconto. Depois, mantenha as contas básicas em dia e tente resolver primeiro as dívidas maiores e com juros altos.

Uma dica para gastar menos é: sempre que possível, prefira pagar à vista, os juros podem encarecer muito o preço final dos bens. Imagine que você quer comprar um produto que custa R$ 1.000,00; e você pode dividir o pagamento em 6 parcelas, com juros de 3% ao mês. No final das contas você vai pagar mais de R$ 100,00 só de juros. Então, se for possível, junte o dinheiro e pague à vista. Outra dica, antes de comprar, visite algumas lojas e compare os preços. Isso funciona, em parte, porque você vai ter preços diferentes para comparar e escolher o menor. Mas assim você também evita a compra por impulso, porque ganha tempo para pensar. Depois disso pense no novo empréstimo.

Algumas modalidades de empréstimo disponíveis para negativados são:

- Crédito consignado: tipo de empréstimo cujo pagamento é descontado diretamente na folha salarial ou de benefício. Como o risco é pequeno, costuma ter menores taxas de juros, mas cuidado para não comprometer demais seu orçamento mensal.

- Crédito com veículo em garantia: neste caso, seu bem é dado como garantia do pagamento. A vantagem é conseguir juros e parcelas menores e mais tempo para pagar. Vale mencionar que você continua usando seu veículo normalmente durante a vigência do contrato.

- Crédito com imóvel em garantia: A principal vantagem é que você consegue menores taxas de juros. Essa relação é bem conhecida, quanto menor o risco do credor, menores os juros cobrados. E como o imóvel é uma garantia sólida, a instituição financeira cobra menos juros e dá prazos mais alongados para esse tipo de crédito. Mas é preciso cautela, afinal, em caso de não pagamento, o imóvel é usado para resolver a dívida.

Cuide-se bem: acumular dívidas pode causar ansiedade e dificultar a tomada de decisões. Essa fragilidade pode torná-lo susceptível a ofertas mirabolantes, aparentemente vantajosas, mas que são, na verdade, fraudes financeiras. Empresas inidôneas que pedem recursos antecipados para a liberação de empréstimos ou outros tipos de golpes.

 

A Euro17 oferece a você todas essas opções de crédito e outras mais.

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.